Stability of slopes

Structural

Published By Itecons

Talude corresponde a qualquer superfície inclinada que limita um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha, podendo este ser natural ou artificial. A estabilidade de um talude depende do equilíbrio entre as forças atuantes sobre este, ou seja, a estabilidade é assegurada quando as forças de resistência são iguais ou superiores às forças ativas. A estabilidade de taludes é fortemente condicionada por elementos tão diversos como parâmetros geométricos, parâmetros geológicos e geotécnicos ou parâmetros externos. A altura e inclinação do talude, a litologia e estrutura geológica, a resistência e deformabilidade do material, as condições hidrogeológicas e respetiva posição/variação do nível freático, a variabilidade dos fatores climáticos e meteorológicos, a ocorrência de cargas dinâmicas, os abalos sísmicos ou vibrações induzidas, entre outros representam alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de instabilidade.

As soluções de estabilização são medidas efetivas que contribuem para a minimização das instabilidades dos taludes e podem repartir-se por medidas de natureza geométrica, medidas de natureza hidráulica e medidas de natureza estrutural. As medidas de natureza geométrica englobam alteração da geometria do talude, conseguida através de remoção de massa da zona ativa, de redução do ângulo de inclinação, de construção de banquetas e da colocação de sobrecargas na base.

As medidas de natureza hidráulica estão associadas a um eficiente sistema de drenagem do talude, quer da água superficial quer da água de infiltração, bem como à definição da periodicidade da manutenção desse sistema ao longo do tempo. A drenagem superficial recorre à colocação de valetas distribuídas à superfície. A drenagem profunda é conseguida através de execução de drenos, valas e poços drenantes. O preenchimento de fissuras superficiais com material impermeável como caldas de cimento minimizam a infiltração. Igualmente, a proteção da face do talude com vegetação adequada ao clima local, betão projetado, geossintéticos ou gabiões minimiza a erosão superficial.

As medidas de natureza estrutural implicam a aplicação de forças exteriores com recurso a ancoragens ligadas a muros ou vigas de betão armado na face do talude e o reforço do terreno na zona da superfície de deslizamento através de pregagens, estacas de betão armado ou colunas de jet-grout.

Para além das medidas referidas, em muitos casos é fundamental definir e implementar um plano de monitorização do talude, que engloba a medição de deslocamentos horizontais em profundidade através de inclinómetros, a medição de deslocamentos da superfície recorrendo a marcas e alvos topográficos, a medição de pressões ou níveis de água por piezómetros e medição de forças com uso de células de carga instaladas nas cabeças das ancoragens.

View More

Keywords

  • Structural stability