Projeto

Numa época em que a economia e as alterações climáticas colocam novos desafios ao setor produtivo, o projeto "adaptIS - Plataforma colaborativa para adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços" apresenta um abordagem inovadora na promoção da adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços, com enfoque no edifício e sua envolvente.

Não obstante o esforço que tem sido feito pela comunidade científica e entidades competentes na definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas, o último relatório do Painel Intergovernamental sobre o tema (IPCC) continua a colocar Portugal como um dos países de maior vulnerabilidade à escala Europeia. É importante, contudo, reconhecer que se trata de um tema de largo espectro que exige uma forte articulação de competências, sem as quais não será possível intervir com a abrangência territorial e setorial desejável.

Enquanto promotores deste projeto, o Itecons e a ANQIP propõe-se a desenvolver e a promover uma plataforma multissetorial que desperte o tecido empresarial para a necessidade da avaliação de riscos e vulnerabilidades associadas a fenómenos climáticos extremos e consequente adoção de medidas de adaptação. Através de uma participação voluntária e não discriminatória de empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, associações setoriais, entidades da administração central e local, entre outras, será possível construir uma rede de conhecimento e experiência que promova o diagnóstico e a consequente adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços, bem como a divulgação de boas práticas.

Num esforço coordenado, os promotores deste projeto têm-se envolvido em ações de diagnóstico, no desenvolvimento de ferramentas de avaliação de risco e de suporte ao estabelecimento de medidas de adaptação às alterações climáticas relacionadas com as suas áreas de competência. A sistematização de casos de estudo emblemáticos deverá despertar o interesse de outras entidades e proporcionar o desejado efeito replicador em outros setores.

Constituindo-se como um veículo de cooperação entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, licenciadoras e reguladoras, pretende-se que esta plataforma sirva de fator agregador e difusor de conhecimento sobre a adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços.

Projeto financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu dos EEA Grants e pelo Fundo Português de Carbono, no valor de 79.672,00€, no âmbito do Programa AdaPT gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente.