Estabilidade de estruturas de madeira

Estrutural

A estratégia chave para proteger um edifício dos danos causados por ventos fortes e tempestades é garantir a integridade da envolvente do edifício face às forças laterais e de sucção expectáveis. As estruturas de madeira estão frequentemente sub-dimensionadas para fazer face a fenómenos climáticos extremos, tais como tornados, furacões e tempestades, tornando-se essencial prever medidas de reforço que impeçam a ocorrência de danos estruturais e, em última análise, o colapso da estrutura, na eventualidade de tais fenómenos. O contraventamento das vigas da cobertura e a aplicação de chapas metálicas de reforço nas ligações entre elementos nas coberturas, entre a cobertura e as paredes e entre as paredes e as fundações contam-se entre as medidas de reforço estrutural mais eficazes. Nos elementos da cobertura estas medidas de reforço são em geral de aplicação relativamente simples. Ao nível das paredes e das fundações poderá ser necessário um maior nível de intervenção, muitas vezes só alcançado através de projetos de reabilitação que permitam intervenções mais profundas e efetivas de reforço estrutural. Outra medida relevante e que visa o aumento da proteção nas aberturas é a utilização de janelas, portas e portadas com elevada resistência ao impacto.

• Estabilidade estrutural
  • Soluções construtivas