Sombreamento da envolvente translúcida

Energética

A envolvente translúcida é responsável por uma elevada percentagem dos ganhos solares por radiação que ocorrem através da envolvente dos edifícios, sendo ainda uma componente preponderante na sensação de conforto por parte dos utilizadores.

Assim, para que se consigam assegurar níveis de conforto elevados, controlar ganhos solares e reduzir as necessidades energéticas dos edifícios é de extrema importância garantir a existência de dispositivos de sombreamento eficazes.

Esta medida de adaptação deve ser ponderada tendo em especial atenção a orientação da envolvente translúcida. Se, por exemplo, na orientação sul, as palas horizontais bem dimensionadas potenciam a maximização de ganhos solares durante a estação de aquecimento e a minimização dos mesmos durante a estação de arrefecimento, a nascente e a poente a eficácia destes dispositivos é muito reduzida.

Nestas orientações dever-se-á ponderar o recurso a dispositivos de sombreamento com lâminas verticais orientáveis, de modo a promover a redução da radiação solar direta sobre os vãos envidraçados sem colocar em causa a iluminação natural bem como a relação dos utilizadores com o exterior.

• Eficiência energética
  • Soluções construtivas