Insulation of the opaque envelope of buildings

Energy

Published By Itecons

A envolvente opaca dos edifícios (paredes, coberturas e pavimentos) é responsável por uma percentagem significativa das trocas de calor por condução entre o ambiente interior e o ambiente exterior.

Desta forma reveste-se de especial importância, quando se pretende atingir níveis elevados de conforto térmico e eficiência energética, a garantia de uma elevada resistência térmica da envolvente opaca.

Como medida de adaptação, e com o intuito de reforçar a resistência térmica da envolvente poderá, por exemplo, ser ponderada a colocação de isolamento térmico pelo exterior, tanto ao nível das paredes, como das coberturas e pavimentos. As principais vantagens da colocação de isolamento pelo exterior estão relacionadas com a possibilidade de manter os edifícios em funcionamento durante as intervenções e de não implicar alterações nem ao nível da área dos espaços interiores nem ao nível da inércia térmica do edifício.

Caso existam restrições em termos arquitetónicos à aplicação de isolamento térmico pelo exterior, este poderá ser aplicado pelo interior, apesar das desvantagens identificadas anteriormente.

View More

• Energy efficiency