Produção local de energia

Energética

Publicado por Itecons

Os edifícios, independentemente da qualidade térmica da sua envolvente, da eficiência energética dos sistemas instalados e dos fins a que se destinam, necessitam inevitavelmente de energia elétrica e/ou térmica para poderem funcionar.
Assim, de forma a reduzir a fatura energética associada ao funcionamento dos edifícios, bem como a contribuir para uma gradual redução da dependência energética dos países, é importante que se dotem dos edifícios de sistemas de produção de energia através de fontes renováveis (solar, hídrica, eólica, entre outras).
Os sistemas de produção local de energia a partir de fontes renováveis deverão ser dimensionados tendo em especial atenção os perfis de funcionamento dos edifícios, evitando-se assim o seu sobredimensionamento, o qual pode contribuir, para além do natural acréscimo de custo e redução da eficiência, para uma degradação precoce de alguns dos seus componentes.
Para além disso, e igualmente com o intuito de evitar a degradação precoce dos sistemas, sobretudo os de produção de energia térmica, as instalações deverão ser dotadas de dissipadores de calor, para que seja possível dissipar a energia produzida em excesso em períodos de menor consumo.

Ver Mais

Palavras-chave

  • Eficiência energética
  • Soluções construtivas