Outdoor permeable floors

Structural

Published By Itecons

Os períodos cada vez mais frequentes de precipitação intensa agravam o risco de cheias e inundações, principalmente em zonas urbanas densamente povoadas, onde o aumento da área impermeável conduz a uma rápida concentração de caudais. Neste âmbito, a utilização de pavimentos exteriores permeáveis constitui uma importante medida de adaptação.

Este tipo de pavimentos possibilita o amortecimento da velocidade de escoamento superficial através da infiltração de parte do volume de água, aumentado desta forma o tempo de concentração nas bacias hidrográficas urbanas. Adicionalmente, a infiltração de água no solo proporcionada por este tipo de pavimentos, poderá ser responsável pela recarga natural de reservas de água subterrânea.

Estes pavimentos podem ser concebidos com materiais porosos, que permitam a infiltração da água através dos próprios materiais, ou por materiais não-porosos, devendo neste caso a infiltração da água ocorrer por meio de juntas abertas. Alguns exemplos de materiais porosos aplicados na construção de pavimentos permeáveis são o betão betuminoso poroso, betão de cimento poroso ou superfícies de relva ou de gravilha reforçadas. Como exemplos de materiais não-porosos utilizados na construção de pavimentos permeáveis refiram-se, ainda, os blocos de betão, cerâmicos ou de pedra.

Estes pavimentos podem, ainda, ser conjugados com dispositivos que permitam o armazenamento artificial de águas pluviais, devendo para tal a camada de base ou sub-base dispor de uma estrutura com capacidade de armazenamento.

View More

Keywords

  • Structural stability