Válvulas de retenção nos sistemas de drenagem

Estrutural

Publicado por Itecons

As alterações nos padrões de precipitação têm conduzido a períodos mais frequentes de chuvas intensas, aumentando o risco de cheias e inundações.

As cheias e inundações podem interferir com os edifícios sobre muitos aspetos, resultando os danos materiais da elevada velocidade das águas, da erosão, da sedimentação e dos detritos trazidos pelas correntes. Ao nível de uma infraestrutura, as principais consequências consistem na degradação dos materiais, durante ou posteriormente aos períodos de cheia, e da contaminação por substâncias ou organismos trazidos pelas águas.

Existem inúmeros exemplos de desastres em edifícios durante fenómenos de inundação que poderiam ser minimizados com a implementação de medidas simples, mas fundamentais na resiliência a cheias. Uma medida prática consiste na instalação de válvulas de retenção que impeçam a inundação dos edifícios e respetivas envolventes a partir de fluxos de água que circulam nas condutas dos sistemas de drenagem de águas pluviais. Os custos de instalação destas válvulas são relativamente reduzidos e o sistema é de fácil operação.

Ver Mais

Palavras-chave

  • Estabilidade estrutural