Centro escolar

Energética, Ambiental

Publicado por Itecons

Edifício de serviços definido por dois blocos. Um dos blocos é ocupado pelas salas de aula do 1.º Ciclo e valências de utilização comum (refeitório, biblioteca, sala de professores, vestiários); no outro bloco, funciona o jardim-de-infância. O centro escolar localiza-se em Coimbra, zona climática: I1, V2N, e tem uma área útil de aproximadamente 2000m2. O edifício em análise utiliza energia elétrica, em todos os sectores e equipamentos, e gás natural num esquentador para apoio à produção de AQS. Na inspeção e análise do edifício realizou-se o levantamento das soluções construtivas que compõe a envolvente do edifício, bem como a avaliação de debilidades/patologias construtivas existentes na mesma. Procedeu-se à identificação de pontos fracos ao nível do comportamento térmico da envolvente, também suportada com recurso à técnica da termografia infravermelha.  Avaliou-se ainda a qualidade do ar interior, os consumos energéticos com climatização (auditoria energética) e realizou-se a simulação dinâmica do edifício. As principais oportunidades de racionalização identificadas estão sobretudo associadas à otimização de consumos na cozinha, ao controlo dos sistemas de climatização e à introdução de ajustes na envolvente que permitam não só reduzir consumos energéticos, como melhorar o conforto. De acordo com os resultados das simulações dinâmicas realizadas ao edifício, a colocação grelhas de ventilação nos vão envidraçados apresenta uma redução de 68% no consumo anual de energia para climatização. Para além disso, a aplicação de uma cobertura verde e a instalação de uma Trombe Wall constituem igualmente boas oportunidades de melhoria, prevendo-se uma redução de 7% e 8.9%, respetivamente, no consumo anual de energia para climatização.

Ver Mais

• Qualidade do ar