Hotel Villa do Banho - Auditoria de Eficiência Hídrica

Hídrica

Publicado por ANQIP

O Hotel Rural Villa do Banho situa-se nas Termas de S. Pedro do Sul, entre os balneários e o rio Vouga, e está instalado num edifício do século XVIII, recuperado em finais dos anos 90. O hotel, de ambiente familiar, dispõe de 15 quartos e duas suites, para além das facilidades habituais (restaurante, bar, etc.) Face aos elevados consumos de água destas instalações e às preocupações económicas e de sustentabilidade dos seus proprietários (que recorrem já a nascentes geotérmicas locais para aquecimento da água), o Hotel Rural Villa do Banho solicitou à Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP) a realização de uma auditoria de eficiência hídrica, a qual foi realizada em finais de 2015, no âmbito do projeto adaptIS. A auditoria realizada pela recomendou diversas intervenções em chuveiros, autoclismos e torneiras. Foram também equacionadas outras soluções, como o aproveitamento de águas pluviais, mas concluiu-se pela reduzida viabilidade técnico-económica da sua implementação nas instalações existentes. Nas suas conclusões, a auditoria apontou para uma potencial de redução nos consumos de água nas instalações próximo de 18% (513 m3/ano), com um período de retorno dos investimentos de apenas 4,4 meses. Esta auditoria mostrou que era possível obter uma eficiência hídrica muito relevante nestas instalações, mostrando a importância destas intervenções como contributo para um uso mais eficiente da água no sector urbano, em particular perante cenários de stress hídrico.

• Eficiência hídrica
  • Auditoria hídrica