Estádio Vitória Sport Clube de Guimarães - Peritagem Técnica

Water

Published By ANQIP

O Vitória Sport Clube (VSC), mas conhecido como Vitória de Guimarães, é uma das mais conhecidas agremiações desportivas em Portugal, com um palmarés muito relevante. Foi oficialmente fundado a 22 de Setembro de 1922 e os primeiros jogos, já na condição de Clube oficial, realizaram-se em 1923. A década de 80 foi marcada pelos primeiros passos no erguer de um património construído significativo, que engloba essencialmente um Complexo Desportivo, o Estádio D. Afonso Henriques (que sofreu em 2002/03 profundas obras de remodelação a fim de receber o Euro 2004) e as piscinas. Face aos elevados consumos de água destas instalações e às preocupações económicas e de sustentabilidade dos seus dirigentes, o VSC solicitou à Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP) a realização de uma auditoria de eficiência hídrica, a qual foi realizada em Março de 2014. A auditoria realizada pela recomendou diversas intervenções em chuveiros, autoclismos, torneiras e mictórios. Foram também estudadas outras soluções, como o aproveitamento de águas pluviais e de águas cinzentas, mas concluiu-se pela reduzida viabilidade técnico-económica da sua implementação nas instalações existentes. Nas suas conclusões, a auditoria apontou para uma potencial de redução nos consumos de água nas instalações próximo de 32%, com um período de retorno dos investimentos de apenas 2,5 meses. Todavia, este resultado assentou apenas em avaliações técnicas, sabendo-se que, por vezes, os aspetos comportamentais podem influenciar estas conclusões, pelo que se entendeu desejável confirmar mais tarde a efetiva redução de consumos obtida. Nesse sentido, foi decidido realizar recentemente uma peritagem, a qual concluiu que a economia efetiva era próxima da prevista na auditoria (28%, em vez dos 32% previstos na auditoria). Este valor reportou-se essencialmente à redução de consumos de água potável a partir da rede púbica, não compatibilizando reduções nos consumos das origens próprias. A peritagem mostrou que, em qualquer caso, era possível obter uma eficiência hídrica muito relevante nestas instalações, mostrando a importância destas auditorias como contributo para um uso mais eficiente da água no sector urbano, em particular perante cenários de stress hídrico.

View More

• Hydric efficiency