Residência de estudantes

Energética, Ambiental

Publicado por Itecons

O edifício de serviços dedicado a residência de estudantes, localizado em Bragança. Trata-se de um edifício antigo, recentemente requalificado e encontrando-se em utilização desde o início de 2012. O edifício desenvolve-se em dois pisos, com aproveitamento do desvão da cobertura. O acesso ao edifício encontra-se ao nível do rés-do-chão (piso 0). Este piso é constituído por um átrio, receção, cozinha / sala, instalações sanitárias, zonas técnicas e cinco células para dormitório. O piso 1 é constituído por oito células para dormitório e instalações sanitárias. No desvão útil sob a cobertura, encontram-se 3 células para dormitórios, instalações sanitárias, sala polivalente e zona técnica. Os equipamentos do edifício em análise utilizam apenas energia elétrica que é consumida em quase todas as divisões. Na inspeção e análise do edifício realizou-se o levantamento das soluções construtivas que compõe a envolvente do edifício, bem como a avaliação de debilidades/patologias construtivas existentes na mesma. Procedeu-se à identificação de pontos fracos ao nível do comportamento térmico da envolvente, também suportada com recurso à técnica da termografia infravermelha.  Avaliou-se ainda a qualidade do ar interior e os consumos energéticos com climatização (auditoria energética). As oportunidades de melhoria identificadas na auditoria energética foram a substituição dos equipamentos para aquecimento por equipamentos mais eficientes, a reorganização da rede elétrica efetiva evitando o distanciamento dos circuitos nas zonas comuns e/ou a introdução de sistemas de controlo automático, e a preparação de um manual de boas práticas e ações periódicas (anuais) de formação dos residentes, envolvendo-os na utilização sustentável do edifício.

Ver Mais

• Qualidade do ar